As demonstrações contábeis têm como finalidade fornecer aos seus usuários informações financeiras úteis sobre a empresa que divulga. Contudo, para que esse objetivo seja alcançado, existem critérios e procedimentos a serem seguidos para a preparação dos demonstrativos.
Dessa forma, o conhecimento sobre as práticas contábeis brasileiras, que compreendem variadas leis e normas, é fundamental para a preparação do conjunto completo das demonstrações contábeis.
Além disso, o cumprimento dos requisitos para a estruturação das demonstrações contábeis facilita o exame dos dados apresentados e a comparabilidade com outras empresas do mesmo segmento.
Aqui na De Biasi somos especializados na preparação das demonstrações contábeis e neste artigo mostraremos a importância desse processo ser bem executado. Vamos lá?
O que são as demonstrações contábeis?
Resumidamente, as demonstrações contábeis são relatórios estruturados que apresentam a posição patrimonial e financeira e o desempenho da empresa.
Esse formato padronizado tem como objetivo atender um número significativo de usuários por meio da entrega de informações úteis acerca dos ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da empresa.
O conjunto completo das demonstrações contábeis inclui:
- balanço patrimonial ao final do período;
- demonstração do resultado do período;
- demonstração do resultado abrangente do período;
- demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
- demonstração dos fluxos de caixa do período;
- notas explicativas;
- informações comparativas com o período anterior;
- balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando aplicável;
- demonstração do valor adicionado do período, se exigido.
Por que a aplicação correta das práticas contábeis é tão importante para o exame de demonstrações contábeis?
As informações financeiras divulgadas pela empresa devem ser úteis, isso significa que elas devem ser relevantes e representar adequadamente os fatos econômicos, seja em palavras ou números.
As práticas contábeis são desenvolvidas com a finalidade de atender essa necessidade, logo, a correta aplicação dos critérios vigentes garante a apresentação e a divulgação de dados importantes para a tomada de decisões que são confiáveis, completos, compreensíveis, verificáveis, além de comparáveis com outras empresas.
O que são as práticas contábeis brasileiras
As práticas contábeis brasileiras abrangem a legislação societária brasileira, sendo essa formada pelo conjunto de leis e normas que regem a atividade empresarial, os Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações, emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, e práticas adotadas pelas empresas em assuntos não regulados, desde que atendam aos preceitos contidos no Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2)-Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro.
Mas afinal, quais elementos podem ser extraídos das demonstrações contábeis?
O processo de exame das demonstrações contábeis inicia na verificação de que elas foram elaboradas em consonância com as leis e normas aplicáveis, uma forma de confirmação é a existência de um parecer de auditoria independente.
Dessa maneira, o examinador terá a segurança de que serão mínimos os riscos de interpretação incorreta sobre a situação patrimonial e financeira das empresa.
Confirmada a segurança dos dados, por meio das demonstrações contábeis podemos extrair elementos capazes de nos orientar sobre futuros investimentos, tais como: a capacidade de rentabilidade e de crescimento, a lucratividade e o grau de endividamento da empresa.
De Biasi: tranquilidade e segurança para sua empresa crescer
A De Biasi conta com um time especializado e experiente na revisão e preparação das demonstrações contábeis. Clique aqui para conhecer nossos serviços e conte com a nossa eficiência para garantir a eficiência e credibilidade da sua empresa no cumprimento da Legislação.