Ir para o conteúdo
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • +55 (12) 2138-6000
  • contato@debiasi.com.br
  • A De Biasi
    • Sobre nós
  • Serviços e Soluções
    • Auditoria
    • Consultoria
      • Revisão de Obrigações Acessórias
      • Consultoria Tributária
      • Consultoria Trabalhista e Previdenciária
      • Soluções SPED
      • Consultoria de Negócios
      • Consultoria Contábil
    • Outsourcing
  • Conteúdo
    • Blog
    • Podcast
    • Imprensa
    • Notícias
    • Informativos
    • Webinars
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • A De Biasi
    • Sobre nós
  • Serviços e Soluções
    • Auditoria
    • Consultoria
      • Revisão de Obrigações Acessórias
      • Consultoria Tributária
      • Consultoria Trabalhista e Previdenciária
      • Soluções SPED
      • Consultoria de Negócios
      • Consultoria Contábil
    • Outsourcing
  • Conteúdo
    • Blog
    • Podcast
    • Imprensa
    • Notícias
    • Informativos
    • Webinars
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
Fale com um especialista

PIS e COFINS – Receita Federal valida exclusão do ICMS-ST pelo substituído e rejeita retirada do ICMS próprio do fornecedor

  • abril 9, 2026

A Receita Federal do Brasil publicou recente Solução de Consulta COSIT n.º52/2026 esclarecendo o tratamento a ser adotado, pelo contribuinte substituído, quanto à exclusão do ICMS e do ICMS-ST na base de cálculo das contribuições ao PIS/Pasep e Cofins, no regime de substituição tributária progressiva.

Em linha com o entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça (Tema 1.125), a Receita Federal reconhece que o valor do ICMS devido por substituição tributária (ICMS-ST) não integra a base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins quando apurados pelo contribuinte substituído.

Nesse contexto, o montante passível de exclusão corresponde ao valor do ICMS-ST destacado no documento fiscal emitido pelo contribuinte substituto.

Para empresas atuantes como contribuintes substituídos no regime progressivo de ICMS-ST como distribuidores, revendedores atacadistas e varejistas de segmentos como autopeças, combustíveis, bebidas, cigarros e outros sujeitos à substituição, o entendimento da Cosit consolida um ganho tributário relevante, porém delimitado. O ICMS-ST destacado na nota fiscal emitida pelo substituto pode, e deve, ser excluído da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins no momento da apuração das contribuições pela empresa revendedora, ou seja, na receita auferida em suas operações de saída.

Por outro lado, a Receita Federal reforça que não é permitido ao contribuinte substituído excluir o ICMS incidente na operação de aquisição da base de cálculo das contribuições.

Isso porque tal imposto está vinculado à receita do fornecedor (vendedor), sendo este o sujeito que detém legitimidade para eventual exclusão, conforme entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 69.

O entendimento da Cosit está parcialmente vinculado à Solução de Consulta Cosit nº 100, de 24 de junho de 2025, nos termos do art. 33, inciso I, da Instrução Normativa RFB nº 2.058, de 9 de dezembro de 2021, e encontra fundamento normativo no art. 19, inciso VI, alínea “a”, combinado com o art. 19-A, inciso III, §§ 1º e 2º, da Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, que vinculam a Receita Federal ao precedente do STJ fixado no Tema 1.125.

Empresas que estejam excluindo tanto o ICMS-ST quanto o ICMS próprio da base do PIS/Pasep e da Cofins devem ter cautela, pois a exclusão do ICMS da operação própria não é admitida para o contribuinte substituído, podendo gerar autuações com cobrança de tributos, além de multa e juros.

Quanto aos valores de ICMS-ST indevidamente incluídos na base em períodos anteriores, há indicação de possibilidade de recuperação, desde que observados os procedimentos previstos na IN RFB nº 2.055/2021, sem que essa orientação tenha caráter vinculante.

 

A De Biasi possui equipe técnica multidisciplinar especializada no levantamento de eventuais recolhimentos indevidos de PIS/COFINS.

 

Fonte: Solução de Consulta Cosit nº 52, de 2 de abril de 2026.
Acesse o link oficial aqui


Sua empresa precisa de apoio?
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS
Atenciosamente,
Equipe De Biasi

Leia também

Informativos

Nota Técnica 2025.002 v1.40

Em 20 de maio de 2026, foi publicada a Nota Técnica 2025.002 v1.40 no Portal da NF-e, trazendo importantes alterações no layout da NF-e e

Continue lendo »
28 de maio de 2026
Informativos

Resolução CGSN Nº 189/2026

Foi publicado, em 28 de abril de 2026, a Resolução nº 189/2026, que tornou obrigatória a utilização do Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviço

Continue lendo »
25 de maio de 2026
Informativos

Circular nº 021 2026: Regulamentação IBS/CBS

Foram publicados em 30 de abril de 2026: o Decreto 12.955/26 (Regulamento CBS); a Resolução CGIBS n° 6 (Regulamento IBS) e; a portaria conjunta MF/CGIBS

Continue lendo »
30 de abril de 2026

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Facebook Instagram Linkedin Youtube
INFORMAÇÕES
  • Sobre
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
SERVIÇOS
  • Auditoria
  • Consultoria
  • Outsourcing
UNIDADES
  • São José dos Campos
  • São Paulo
  • Taubaté
Área restrita

© De Biasi Auditores Independentes CNPJ 61.885.190/0001-66 | Política de privacidade

Área restrita

Acesso Intranet
Canal de denúncias