Ir para o conteúdo
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • +55 (12) 2138-6000
  • contato@debiasi.com.br
  • A De Biasi
    • Sobre nós
    • Sócios
  • Serviços e Soluções
    • Auditoria
    • Consultoria
      • Revisão de Obrigações Acessórias
      • Consultoria Tributária
      • Consultoria Trabalhista e Previdenciária
      • Soluções SPED
      • Consultoria de Negócios
      • Consultoria Contábil
    • Outsourcing
  • Conteúdo
    • Blog
    • Podcast
    • Imprensa
    • Notícias
    • Informativos
    • Webinars
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • A De Biasi
    • Sobre nós
    • Sócios
  • Serviços e Soluções
    • Auditoria
    • Consultoria
      • Revisão de Obrigações Acessórias
      • Consultoria Tributária
      • Consultoria Trabalhista e Previdenciária
      • Soluções SPED
      • Consultoria de Negócios
      • Consultoria Contábil
    • Outsourcing
  • Conteúdo
    • Blog
    • Podcast
    • Imprensa
    • Notícias
    • Informativos
    • Webinars
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
Fale com um especialista
Representação visual da declaração DIRBI com ícones de documentos e lista, simbolizando a ampliação dos incentivos fiscais a serem declarados pela nova instrução normativa.

DIRBI – Receita Federal amplia número de incentivos a serem declarados

  • janeiro 13, 2025

No dia 30 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 2.241, que ampliou o número de incentivos fiscais a serem apresentados na Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária – DIRBI. Com a recente alteração as vendas com aplicação de alíquota 0 das contribuições ao PIS e a COFINS passam a ser incluídas na DIRBI, conforme detalhamento contido no anexo I da referida Instrução. 

Empresas que utilizam incentivos e benefícios fiscais federais de IRPJ, CSLL, Imposto de Importação, IPI, e PIS e COFINS devem verificar a relação contida no Anexo I da referida instrução. 

A instrução que entrou em vigor na data de sua publicação, substituiu o Anexo Único da IN nº 2.198/2024. Esse anexo inclui 45 novos incentivos, ampliando a lista para 88 os incentivos fiscais que ensejam a entrega da DIRBI. 

Os 45 novos incentivos (itens de 44 a 88 do Anexo Único) devem ser incluídos nas declarações referentes aos períodos de apuração de janeiro de 2024 e posteriores. 

Prazo importante: as devidas inclusões a serem apresentadas nas declarações de janeiro a dezembro de 2024 devem ser enviadas ou retificadas até 20 de março de 2025. 

Fonte:
Instrução Normativa RFB nº 2.241/2024.
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta

Atenciosamente,

Equipe De Biasi

Leia também

Informativos

Nova versão do Guia Prático (EFD-ICMS/IPI)

Circular nº 027   |   02/07/2026 A Receita Federal do Brasil publicou, em 24 de junho de 2026, a nova versão do Guia Prático da EFD-ICMS/IPI,

Continue lendo »
2 de julho de 2026
Informativos

Despacho nº 26/2026 – Substituição Tributária

Circular nº 026   |   24/06/2026 O Despacho nº 26, publicado em 16 de junho de 2026, divulgou os Protocolos ICMS nº 40 a 52/2026, que

Continue lendo »
24 de junho de 2026
Informativos

ICMS/SP – São Paulo restabelece manutenção do crédito de ICMS nas operações com máquinas e implementos agrícolas

CIRCULAR Nº 025  |  16/06/2026 Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 10 de junho de 2026 o Decreto nº 70.674/2026,

Continue lendo »
16 de junho de 2026

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Facebook Instagram Linkedin Youtube
INFORMAÇÕES
  • Sobre
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
SERVIÇOS
  • Auditoria
  • Consultoria
  • Outsourcing
UNIDADES
  • São José dos Campos
  • São Paulo
  • Taubaté
Área restrita

© De Biasi Auditores Independentes CNPJ 61.885.190/0001-66 | Política de privacidade

Área restrita

Acesso Intranet
Canal de denúncias