Ir para o conteúdo
Facebook Instagram Linkedin Youtube
  • +55 (12) 2138-6000
  • contato@debiasi.com.br
  • A De Biasi
    • Sobre nós
  • Serviços e Soluções
    • Auditoria
    • Consultoria
      • Revisão de Obrigações Acessórias
      • Consultoria Tributária
      • Consultoria Trabalhista e Previdenciária
      • Soluções SPED
      • Consultoria de Negócios
      • Consultoria Contábil
    • Outsourcing
  • Conteúdo
    • Blog
    • Podcast
    • Imprensa
    • Notícias
    • Informativos
    • Webinars
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • A De Biasi
    • Sobre nós
  • Serviços e Soluções
    • Auditoria
    • Consultoria
      • Revisão de Obrigações Acessórias
      • Consultoria Tributária
      • Consultoria Trabalhista e Previdenciária
      • Soluções SPED
      • Consultoria de Negócios
      • Consultoria Contábil
    • Outsourcing
  • Conteúdo
    • Blog
    • Podcast
    • Imprensa
    • Notícias
    • Informativos
    • Webinars
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
Fale com um especialista

Ressarcimento de Créditos de IPI – PER/DCOMP Web

  • março 5, 2026

A Receita Federal publicou, em 6 de fevereiro, o manual “PER/DCOMP Web – Ressarcimento de IPI”, com orientações detalhadas sobre como empresas podem solicitar o ressarcimento de créditos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por meio da plataforma digital.

Dentre os trechos que tratam dos procedimentos, a RFB dispõe que o PGD PER/DCOMP ainda permite a transmissão de pedidos de ressarcimento de IPI, entretanto, é recomendável que o contribuinte passe a utilizar exclusivamente o PER/DCOMP Web, pois oferece interface gráfica mais amigável e recuperação de informações constantes na base de dados da Receita Federal.

O manual implementou mudanças relevantes quando comparado aos procedimentos tradicionais realizados no PGD PER/DCOMP. Em geral, não houve alteração substancial na legislação do ressarcimento de IPI, mas sim mudanças operacionais e de controle do crédito, com maior integração à EFD-ICMS/IPI e automatização do cálculo.

Importante esclarecer que, o crédito de IPI passível de ressarcimento deve sempre se referir a um único trimestre-calendário. Esses créditos decorrem de entradas de matérias primas, produtos intermediários e material de embalagem, bem como créditos presumidos previstos em legislação específica.

O pedido deve ser transmitido pelo estabelecimento matriz da empresa, com base nas informações constantes na Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI). O prazo para apresentação do pedido é de até cinco anos, contados a partir do trimestre de apuração do crédito.

Caso o pedido não seja transmitido no mês imediatamente seguinte ao trimestre de apuração, será necessário informar os créditos, débitos e saldos dos períodos posteriores, até o mês anterior à transmissão, de forma a demonstrar que o crédito permaneceu disponível até a data do pedido.

Com base nas informações prestadas, o PER/DCOMP Web elabora automaticamente o demonstrativo do crédito, apurando os saldos credores ajustados, identificando os créditos passíveis de ressarcimento no trimestre e verificando a eventual utilização desses créditos nos meses posteriores. Ao final, o sistema considera o menor saldo disponível apurado como valor máximo passível de ressarcimento.

Para estabelecimentos não contribuintes do IPI, o cálculo do ressarcimento é realizado exclusivamente com base nos créditos presumidos informados na aba específica do sistema.

Importante esclarecer que, o valor solicitado em ressarcimento deve ser objeto de estorno na escrituração fiscal no mês de transmissão do PER/DCOMP, independentemente de posterior retificação.

A utilização do PER/DCOMP Web representa relevante evolução no procedimento de ressarcimento de créditos de IPI, com maior integração com a EFD-ICMS/IPI e automatização dos demonstrativos de crédito, exigindo, contudo, especial atenção à escrituração fiscal e ao correto estorno dos créditos pleiteados.

 

A De Biasi acompanha de perto as orientações da Receita Federal e apoia sua empresa na correta utilização do PER/DCOMP Web, assegurando conformidade e segurança no ressarcimento de créditos de IPI.

 

Fonte:
• PER/DCOMP Web – Ressarcimento de IPI.
www.gov.br/nfse/pt-br/biblioteca/documentacao-tecnica/rtc/nt-007-se-cgnfse-v1-0.pdf

Quer entender como essas alterações impactam seu negócio?

Fale com nossos especialistas

Estamos à disposição!
Equipe De Biasi

Leia também

Informativos

Despacho N° 18 de 8 de abril de 2026

Por meio do Despacho Confaz nº 18/2026, foram publicados os Ajustes SINIEF nº 4 a 14/2026, que dispõem sobre o CT-e Simplificado, MDF-e, procedimentos de correção

Continue lendo »
10 de abril de 2026
Informativos

Redução linear de incentivos e benefícios – Lei Complementar nº 224, de 2025 – EFD-Contribuições

A Receita Federal do Brasil divulgou a Nota Técnica nº 12/2026 da EFD-Contribuições, na qual estabelece os procedimentos atualizados de escrituração, com o objetivo de

Continue lendo »
10 de abril de 2026
Informativos

PIS e COFINS – Receita Federal valida exclusão do ICMS-ST pelo substituído e rejeita retirada do ICMS próprio do fornecedor

A Receita Federal do Brasil publicou recente Solução de Consulta COSIT n.º52/2026 esclarecendo o tratamento a ser adotado, pelo contribuinte substituído, quanto à exclusão do

Continue lendo »
9 de abril de 2026

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Facebook Instagram Linkedin Youtube
INFORMAÇÕES
  • Sobre
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
SERVIÇOS
  • Auditoria
  • Consultoria
  • Outsourcing
UNIDADES
  • São José dos Campos
  • São Paulo
  • Taubaté
Área restrita

© De Biasi Auditores Independentes CNPJ 61.885.190/0001-66 | Política de privacidade