Apresentar demonstrações contábeis corretas e fidedignas é um compromisso básico com todos os envolvidos em determinado negócio e, consequentemente, com o mercado no qual ele está inserido. É aqui que entra o procedimento da auditoria contábil. Ter em mãos a visão e parecer de auditores independentes sobre os números e informações apresentadas pela empresa, independente de seu ramo de atuação, tem se mostrado um procedimento relevante.
Conforme Adriana Almeida Resende de Miranda, sócia atuando na área de Auditoria Contábil da De Biasi Auditoria, Consultoria e Outsourcing, a auditoria é uma ferramenta que possibilita total apoio na tomada de decisões pelos dirigentes, presidentes ou CEOs da empresa.
Segundo a especialista, algumas empresas são obrigadas, seja por lei ou por agências reguladoras, a contratarem a auditoria independente. Porém, qualquer empreendimento pode contratar o serviço sempre que sentirem a necessidade de uma maior segurança em seus dados contábeis ou nos controles internos. “Também quando perceberem ou desconfiarem de erros ou fraudes em seus demonstrativos contábeis”, diz.
Adriana Almeida destaca os principais benefícios da auditoria:
- Segurança nos dados apresentados nos demonstrativos contábeis financeiros
- Possibilidade de identificar melhoria nos processos
- Possibilidade de identificar distorções, falhas e irregularidades
“O auditor contábil analisa documentos e registros, possibilitando a verificação da saúde financeira da empresa e identificando possíveis situações que estão em desacordo com leis e normas e também possíveis falhas na gestão empresarial que requerem melhorias em seus controles internos”, destaca Adriana.
Possíveis erros
As principais falhas encontradas em demonstrações contábeis são decorrentes de interpretações equivocadas das normas contábeis.
“No aspecto de controles internos em geral, há casos de não cumprimento de políticas e procedimentos determinados pela alta administração”, ressalta Adriana Almeida. Segundo ela, a depender dos erros ou negligências, podem ter como resultado denúncias, multas, processos judiciais. Sem contar a possibilidade de impacto significativo nos dados contábeis.
Alavancar o negócio
A auditoria permite, também, a tomada de decisões assertivas por parte do gestor do negócio, permitindo que alcance metas traçadas e, consequentemente, lucros. “A auditoria permite que administração tome decisões com base em dados confiáveis e comparáveis com o mercado em que atua, uma vez que irá verificar se a empresa aplicou adequadamente as normas contábeis específicas do segmento ou mercado de atuação da empresa”, afirma.
Além disso, a auditoria também é um procedimento primordial para companhias que almejam uma operação de M&A. “É a auditoria que trará a segurança dos números que serão utilizados para cálculos e estimativas, números base de toda a negociação e que muitas vezes darão um norte para o valor do negócio. É uma segurança tanto para o vendedor quanto para o comprador”, destaca Adriana Almeida.
Fonte: De Biasi
Fonte: Contábeis